A pressão do tempo. Ou da falta dele. Esta deve ser, sem dúvida, a maior causa de ansiedade das famílias deste país. Quando cada vez se ouve falar mais em tempo de qualidade. Em aproveitar cada minuto. Em dar graças a cada segundo. Que o tempo passa a voar. Quando a palavra de ordem é: compensar.
Cá por casa, gostamos de aproveitar ao máximo esse tal tempo de qualidade. Em tornar esse tempo numa história para contar. [Antes pouco e bom, do que muito e vazio]. Ao fim-de-semana gostamos de apanhar ar. Viajar (cá dentro). Ou simplesmente passear. Nas férias, adoramos descobrir. Partir para a aventura. Fugir. E quando não podemos estar com os miúdos, queremos que fiquem bem entregues. Não adianta enchê-los de gadgets, brinquedos de plástico e pilhas, tablets e afins. O mais importante é guiá-los, encorajá-los, ensiná-los. Poupemos essas notas para educá-los. Porque – isso sim – a educação é a arma mais poderosa que podemos dar aos nossos filhos. Para mudar o mundo, nem que seja por um segundo?
Quão importante é educarmos os nossos filhos para a sociedade do futuro? Para o mercado global? O que é que pode interessar, daqui a uns anos, se os nossos filhos tiveram o último grito tecnológico, se não dominam o inglês? Ou se nem sequer sabem mexer no seu computador? Ou se falam espanholês? Ou até, se não conseguem distinguir o ódio do amor?
Educar. Educar com paixão. Educar com sabedoria. Educar com dedicação. E quando não somos nós a fazê-lo, há que confiar em quem se dedica de alma e coração.
Pois é, nestas férias da Páscoa, o blog tem uma dica muito útil para todos os Pais/Mães que estejam ansiosos a pensar no que vão fazer aos miúdos nestes longos (ou curtos) 15 dias, sem querer tê-los enfiados em casa em frente à televisão. Há-que confiar em quem sabe. Em quem tem experiência. Em quem tem competência. E a IH sabe o que faz. E fá-lo com essa tal paixão.
Graúdos: Vá, não há desculpas! Inscrevam os miúdos nos cursos de Páscoa. Não há razão para não adorarem saber que os vossos filhos estão a aprender em boas mãos!
Miúdos: Peçam aos vossos queridos graúdos que vos inscrevam! Ou então sugiram ficar em casa todo o dia agarrados a uma tela. Vão ver que assim vão mesmo de vela!
Palavra de Maisena!
[Para mais informações podem contactar a IH que vos responderá a todas as vossas questões, opiniões, ideias ou sugestões!]