No outro dia os meus filhos perguntaram-me: “Mãe, se fosse um animal, qual escolheria?” Não precisei de pensar muito (sem, na verdade, nunca ter reflectido acerca do assunto). Era um polvo, pois claro. Porque os polvos têm 3 corações (tal como eu, cada um brilhante e fluorescente à sua medida), e oito braços (dois para cada filho, para além dos meus). Sou uma Mãe-Polvo, sempre rodeada das minhas crias. Os meus filhos acharam imensa graça à ideia. Agora sou a Mãe-Polvo cá de casa.
Na verdade, os meus 8 braços e os meus 3 corações não passam despercebidos. Tralha e mais tralha. Amor e mais amor. Tanto dou por mim a dizer mal da minha vida com tanto grito, tanta lamuria, tanta confusão, tanta balbúrdia, como paro e dou graças por tudo e tanto do que tenho. É o eterno dilema dos braços e corações a mais. Porque cada vez que me sinto sozinha logo penso que, como eu, há outras Mães sensacionais. E como atrás de uma grande Mãe está uma grande criança, hoje, dia dos irmãos, vamos falar sobre esses pequenos seres que nos dão esperança.
Agora dizem por aí: ah e tal, o dia da criança é todos os dias. Pois é. Todos os dias devemos celebrar a vida que temos ao lado das nossas crianças. Devemos fazer um tchim-tchim à nossa vida com crianças felizes, saudáveis, livres. Podia ficar aqui toda a noite a falar das eternas qualidades dos nossos aprendizes. Mas se conseguirem alcançar estes três grandes pilares, já não precisamos de muito mais.
Sim, todos os dias delicio-me com as minhas crianças. O Sebastião, o meu sabichão, que me pergunta onde é que a fada dos dentes traz a nota de 5 euros, se a nota é maior do que a fada. O Manel, o meu pote de mel, que todos os dias é perseguido pelas miúdas giras da escola, que só querem um beijinho em troca de um recado no papel. O Zé Maria, o meu bebé grande que me apaixona mais e mais a cada dia, com as suas palavras de sabedoria (not!).
Este dia da criança não vai ser diferente de todos os outros. Mas há sempre imaginação a rolar. E por isso aqui fica um jogo, que todas as Mães podem usar e abusar. São uma data de perguntas simples, mas cuja resposta é de uma beleza incalculável. Ora vejam só:
1 – Como se chama a Mãe/Pai?
2 – Quantos anos tinha quando foi Mãe/Pai?
3 – Quantos filhos tem?
4 – Gostava que a Mãe/Pai tivesse mais filhos? Se sim, quantos? Como gostava que se chamassem?
5 – O que é uma criança?
6 – Gosta de ser criança?
7 – Sabia que o Peter Pan não quis crescer? Gostava de ser criança para sempre?
8 – O que é um adulto?
9 – Acha que os adultos são divertidos?
10 – O que é que os adultos fazem?
11 – O que é que uma criança deve dizer a um adulto?
12 – O que é que gostava de fazer com os adultos neste dia da criança?
Aqui está! Um jogo simples e verdadeiro, que pode ajudar muitos Pais a aprender com os seus filhos. Porque nós somos o seu mundo inteiro.
Pssst: agora uma dica Maisena, em exclusivo e primeira mão. Para todos os Pais que também gostam de uma boa promoção.
[Amanhã, dia 1 de junho, entre as 13h00 e as 21h00, a Zippy e Zippy.pt (excepto outlet) estará com uma promoção de 20% de desconto em Cartão Continente, ao pagar com o Cartão Universo em toda a loja. O desconto será aplicado no valor total da compra, sendo depois o respectivo valor creditado no programa de fidelização Continente até 48 horas após a transacção. Só não é acumulável com outras campanhas ou cupões em vigor!
E agora perguntam por aí: mas o que é o Cartão Universo? Pois muito bem, o Cartão Universo é um cartão fantástico que junta vários cartões de cliente e de pagamento das insígnias da Sonae num único cartão, acrescentando-lhe as vantagens de um MasterCard de utilização universal sem anuidade. Permite ainda que todos tenhamos um desconto de 1% em todas as compras feitas em qualquer estabelecimento comercial aderente à rede MasterCard em Portugal e no estrangeiro].
Sim, estou a fazer publicidade de uma campanha. Não, não tornei o Maisena num blog comercial. Nem partilho tudo o que é fenomenal. Mas quando acho que vale mesmo a pena, aqui estou eu, com mais uma dica Maisena!
Oh yeah!